Problema no domínio .br deixa vários sites temporariamente inacessíveis

Problema no domínio .br deixa vários sites temporariamente inacessíveis

Muitos de nossos clientes e usuários da internet relataram problemas de conexão no dia de hoje e na verdade, muitos usuários brasileiros passaram por problemas para se conectar aos seus sites como resultado de uma falha do Registro.br, organização que coordena todos os domínios .br no país, causando uma falha em vários serviços de DNS.

Inicialmente, pensou-se que o problema fosse com o DNS do Google, por ser um dos mais populares e mais utilizados em todo o mundo, mas a empresa negou ter percebido qualquer alteração no serviço. A falha foi consideravelmente mais profunda.

O problema reside em um sistema chamado DNSSec, usado para segurança, que recebeu uma atualização problemática do Registro.br, utilizando uma chave já expirada. Os serviços de DNS que fazem a checagem dessa ferramenta passaram a enxergar nada além de mensagens de erro, fazendo com que eles deixassem de funcionar corretamente.

O serviço de DNS é um grande “catálogo” de endereços da web, permitindo que você, por exemplo, digite “webnetinternet.com.br” na barra do seu navegador e encontre esta página que está lendo neste momento. Quando esse serviço fica instável, usuários passam a ter dificuldade em acessar sites, ou então alguns elementos específicos de uma página podem quebrar.

Isso não significa que os sites saíram do ar. Eles só estão inacessíveis pelo seu computador ou celular. Neste caso, só há duas soluções: esperar a recuperação do serviço ou então alterar a configuração de DNS do seu computador para tentar outro serviço que não tenha apresentado problemas. Neste caso, no entanto, qualquer outra opção de servidor funcionaria apenas enquanto o seu cache se mantivesse no ar com as informações antigas; assim que ele expirasse, ele consultaria novamente o Registro.br e passaria a oferecer mensagens de erro.